-
Carta Cristina Portugués
Embora a globalização, como a conhecíamos recentemente, esteja em situação ambígua, será difícil retornar aos tempos de completo isolamento nacional. A interdependência econômica entre os países é tão forte que os processos em andamento de dissociação, redução de riscos ou similares podem afetar apenas uma parte dos produtos e serviços,…
-
Narrativas de desinformação na América Latina: padrões e operações de influência no ecossistema digital
A desinformação intensifica a polarização social e coloca em risco a capacidade de tomar decisões devidamente informadas, impactando negativamente aspectos fundamentais das nossas democracias. Para enfrentar esses desafios, é necessária uma abordagem inovadora e adaptável que considere as rápidas evoluções do ambiente digital.
-
O capitalismo autoritário pode resolver os desafios de desenvolvimento da América Latina?
Tanto os Estados quanto os setores empresariais devem resistir à tentação de apoiar uma forma autoritária de capitalismo. Embora tenha potencial para produzir crescimento no curto prazo, a realidade mostra que não é o sistema adequado para promover o desenvolvimento da região.
-
As migrações: um determinante no caminho para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Existe uma relação íntima entre migração e desenvolvimento sustentável. A situação das pessoas que se deslocam através das fronteiras internacionais é um fator determinante para progredir no cumprimento dos ODS até 2030.
-
A mentira onipresente contra a ordem liberal
Estamos vivendo uma crise de desinformação marcada pela desconfiança dos cidadãos em relação aos partidos e instituições políticas, jornalismo débil e nossas vidas híbridas entre o virtual e o físico.
-
Autocratização, resiliência ou erosão democrática?
Enquanto a maioria dos indicadores que medem a qualidade da democracia aponta para seu declínio e alerta para retrocessos autoritários, a academia está dividida entre aqueles que identificam esse retrocesso com a autocratização e aqueles que veem estagnação ou, inclusive, resiliência.
-
Migrações: cooperação para o desenvolvimento global
A implementação de políticas públicas adequadas, juntamente com uma cooperação migratória mais eficaz entre os países da região, permitiria avançar para um cenário de democracias inclusivas e, em última análise, de desenvolvimento global.
-
Entre fronteiras e sonhos: migração no espaço trilateral
A migração pode tornar-se uma força positiva se os seus desafios forem devidamente geridos e as suas oportunidades aproveitadas corretamente. Uma infraestrutura social robusta, uma colaboração eficaz entre vários atores e uma abordagem de segurança centrada nas pessoas são elementos-chave para alcançar esse objetivo.