-
Está acabado o Bretton Woods?
As instituições de Bretton Woods têm futuro, mas devem se adaptar à nova realidade internacional, modificando sua governança para refletir melhor a distribuição atual do poder econômico e político no mundo, promovendo maior transparência e inclusão e incorporando ideias que vão além das visões hegemônicas dos Estados Unidos e da…
-
Enterrados na dívida
A dívida não é ruim por si mesma, é uma fonte de financiamento para o desenvolvimento. No entanto, a arquitetura da dívida necessita de uma reforma urgente. Ela é e será um aspecto chave na próxima conferência de Financiamento para o Desenvolvimento de 2025 e em outros espaços globais nos…
-
A Utopia dos Impostos Globais: lições desde América Latina e Caribe
Para que o imposto mínimo global seja realmente efetivo e abrangente, é necessário investir em estudos técnicos e iniciativas multilaterais que encorajem a vontade política de construir sistemas fiscais mais progressivos, justos e inclusivos.
-
O futuro do financiamento ao desenvolvimento
La Cuarta Conferencia sobre Financiación al Desarrollo debe ofrecer espaços para que regiões como a ibero-americana unam esforços que permitam conceber uma medição do desenvolvimento multidimensional, na qual os sistemas de dados e estatísticas desempenhem um papel fundamental na implementação das políticas públicas.
-
O futuro do financiamento para o desenvolvimento sustentável: Uma visão a partir da experiência da Cooperação Espanhola com a América Latina, o Caribe e o Espaço Ibero-Americano
Introdução Em 2015, os países membros das Nações Unidas adotaram a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. A Agenda inclui 17 objetivos que representam um compromisso comum de toda a comunidade internacional e que exigem uma ação coletiva decidida para serem alcançados. A Agenda estabelece que o desenvolvimento é uma…
-
Financiando o futuro: uma proposta de títulos de desenvolvimento digital para a Ibero-América
As economias emergentes precisam entrar em um círculo econômico, financeiro e social virtuoso para poder escapar das armadilhas de produtividade, pobreza, fragilidade institucional e riscos ambientais. Ibero-América, deve ter mais voz e ação no debate sobre a reforma da arquitetura financeira internacional e defender o desenvolvimento dos títulos de desenvolvimento…
-
O Papel dos Bancos Regionais
Os desafios do futuro do financiamento do desenvolvimento vistos na perspectiva do CAF e do BID.
-
A reforma da arquitetura financeira internacional: desafios e oportunidades para a Ibero-América.
O debate sobre a reforma da arquitetura financeira internacional apela a todos os países, pois a solução para os problemas globais só pode ser coletiva. A chegada de uma nova administração à Casa Branca implicará mudanças que podem condicionar profundamente o papel das instituições financeiras a médio e longo prazo.