-
O DESAFIO DO FINANCIAMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO NA AMÉRICA LATINA E NO CARIBE
A lacuna de financiamento e investimentos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em nível mundial situa-se em uma faixa entre 2,5 e 4 trilhões de dólares anuais.
-
Financiamento em setores de risco, uma guinada frente à vulnerabilidade
Os cortes no orçamento de organismos internacionais representam o indício mais claro de que enfrentaremos o enorme desafio de fazer mais com menos.
-
Um espaço de confiança
Ibero-América têm uma oportunidade de fazer ouvir sua voz em Sevilha em favor de um novo paradigma de financiamento para o desenvolvimento e de cooperação internacional inspirado no acervo da cooperação ibero-americana
-
MAIS ALÉM DO PIB
O debate sobre o que é desenvolvimento e como medir o progresso das sociedades ganhou importância nas últimas décadas.
-
PARA ONDE VAI A AJUDA
A ajuda deve ser repensada para garantir a sua vigência e a realidade geopolítica exige um alinhamento da ajuda com uns propósitos específicos.
-
Como o TOSSD está transformando a medição do financiamento ao desenvolvimento?
O TOSSD coleta dados para refletir o panorama total dos recursos, financeiros e em espécie, que os países em desenvolvimento recebem.
-
CAF PERANTE DA REDEFINIÇÃO DA ARQUITETURA FINANCEIRA INTERNACIONAL: MAIS REPRESENTATIVIDADE, MELHORES SOLUÇÕES A PARTIR DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBE
Vivemos tempos de profunda transformação. O mundo atravessa uma fase marcada por crescentes tensões geopolíticas, fragmentação econômica e avanços tecnológicos vertiginosos. Essas mudanças estão redefinindo o comércio internacional, as cadeias de valor e as formas pelas quais os países interagem. Em meio a essas novas regras do jogo, a América…
-
NOVA ARQUITETURA FINANCEIRA: O PAPEL ESTRATÉGICO DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE DESENVOLVIMENTO NA TRANSIÇÃO VERDE SUSTENTÁVEL
As IFDs devem estar inseridas na missão do Estado e atuar de forma articulada em rede, compondo um sistema de fomento coeso.
-
Tudo começa em casa: cidades e territórios, identidade cultural e desenvolvimento econômico local para criar escala global
No nível local as transformações mais estruturantes podem florescer amparadas por políticas públicas robustas, financiamento adequado e uma visão compartilhada de bem-estar coletivo.
-
IBERO-AMÉRICA EM ENFOQUE URBANO: COMO FINANCIAR OS DESAFIOS DAS CIDADES
Três dinâmicas exercem pressão sobre as finanças locais: a mudança climática, o envelhecimento da população e a transformação digital.
-
Sem mulheres não há desenvolvimento: repensar a arquitetura financeira e a cooperação a partir da Ibero-América
Para enfrentar os desafios, é crucial incorporar a perspectiva de gênero como eixo transversal nas políticas de financiamento ao desenvolvimento e de cooperação.
-
Bancos Subnacionais de Desenvolvimento: agentes-chave para o financiamento climático no Brasil
Os BSDs fornecem os recursos necessários para o financiamento de médio e longo prazos de programas e projetos que promovam o desenvolvimento econômico e social em nível estadual ou regional.