Sempre foi desejo e vontade da Comunidade Ibero-Americana servir de ponto de encontro para aqueles que geram ideias e conhecimento em nossa região. Por isso, há mais de oito anos, a Secretaria-Geral Ibero-Americana publica o Pensamento Ibero-Americano, sob a inestimável direção de Enrique V. Iglesias.
Durante esse tempo, a revista coletou alguns dos assuntos mais relevantes, como os desafios do desenvolvimento sustentável, do comércio internacional e da desigualdade; as tendências na economia; a importância das políticas públicas e da educação. Também dedicou amplo espaço às consequências econômicas e sociais da COVID 19 e propostas específicas para superá-la, além de uma visão especial sobre o impacto da pandemia nas mulheres. Sempre buscando uma multiplicidade de vozes e abordagens, que representassem a riqueza intelectual do pensamento ibero-americano.
Agora chegou a oportunidade de dar um novo salto. A partir deste momento, a revista será publicada em formato digital; então, na verdade, você já está lendo esta carta. Dessa forma, pretendemos facilitar o acesso ao seu conteúdo a um público mais amplo e, assim, expandir seu impacto.
O Pensamento Ibero-Americano continuará a ter assinaturas do mais alto nível, mantendo a diversidade disciplinar, geográfica e de gênero, nas duas línguas da comunidade ibero-americana, espanhol e português. Porém, nesta nova etapa, além disso, aspira incorporar novas gerações de pensadores, oferecendo uma plataforma para os jovens do ambiente acadêmico compartilharem suas reflexões e propostas.
Após uma vida inteira dedicada a promover a ideia e a realidade da Ibero-América, depois de oito anos à frente da Pensamento Ibero-Americano, Enrique V. Iglesias nos solicitou deixar a direção da revista e passar a outro plano de colaboração. Ele continuará vinculado, por meio do Conselho Editorial. Quero agradecer a Enrique por sua dedicação e generosidade em colocar seu enorme nível intelectual e humano a serviço deste grande projeto que é a Comunidade Ibero-Americana. Continuará a ser, para todos nós, uma referência essencial.
Cristina Manzano, que coordenava editorialmente a revista, agora assume sua direção.
Convido-os a continuarem nos acompanhando nesta nova etapa do Pensamento Ibero-Americano. Espero que encontrem, nas suas páginas, conteúdo estimulante, agora digitais.