A revista Pensamiento Iberoamericano, juntamente com a Secretaria-Geral Ibero-Americana, instituição que a publica, contribui, há anos, para a mobilização das relações econômicas, sociais e políticas entre os países da região.
Ao longo das décadas, a revista tem buscado abrir um espaço de reflexão nesses campos, a fim de analisar e conhecer diferentes pontos de vista, e assim servir ao enriquecimento progressivo do diálogo e das políticas públicas. Além disso, contribui para a promoção de centros de pesquisa e estudos econômicos, sociais e políticos na Ibero-América.
Estamos entrando em uma nova etapa, tanto nas relações interamericanas quanto nas diferentes regiões do mundo. A revista deve continuar oferecendo um espaço de reflexão que ajude a enfrentar a complexa situação econômica e social internacional e os desafios das políticas ibero-americanas.
Nos últimos oito anos, tive a honra de dirigir o Pensamiento Iberoamericano com o apoio contínuo da Secretaria-Geral Ibero-Americana, e sempre acompanhado por valiosos especialistas e consultores da região e do mundo.
Agora, tenho o prazer de passar essa responsabilidade à Cristina Manzano, uma distinta especialista em relações internacionais e com vasta experiência na região ibero-americana.
Desejo-lhe o maior sucesso e, naturalmente, terei muito prazer em fazer parte do conselho de consultores que apoia este importante instrumento de cooperação ibero-americana.