Pensamento Ibero-Americano busca servir como uma ponte entre os dois lados do Atlântico. Por mais de trinta anos, e ao longo de várias etapas, seu principal objetivo tem sido, e continua sendo, servir como uma plataforma para o intercâmbio de ideias entre os especialistas que moldam o pensamento em nossa ampla região ibero-americana.
A revista Pensamento Ibero-Americano foi fundada em 1982 pela CEPAL, sob a liderança de seu então secretário executivo, Enrique V. Iglesias, com o propósito de analisar a realidade ibero-americana a partir de uma perspectiva econômica e política. Entre 2007 e 2012, a Fundação Carolina assumiu sua publicação, ampliando o enfoque para incluir temas políticos, sociais e culturais. Finalmente, em 2016, diante da complexidade de um mundo em acelerada transformação, a Secretaria-Geral Ibero-Americana retomou a revista sob a direção de Enrique V. Iglesias, abordando, desde então, temas como sustentabilidade, transformação tecnológica, igualdade de gênero e o papel da Ibero-América em uma ordem global difusa.
A partir de 2024, a revista se transforma em um formato exclusivamente digital, buscando aproveitar as vantagens tecnológicas e alcançar um público mais amplo, com acesso livre a todos os seus conteúdos. Além disso, está orientada a integrar novas vozes, especialmente da juventude ibero-americana, visando refletir a diversidade da região, promover o intercâmbio de saberes globais, enriquecer os debates contemporâneos e fortalecer a comunidade ibero-americana.
Hoje, Pensamento Ibero-Americano é dirigida por Cristina Manzano.